Rodada de Negócios: Solução para Geração de Negócios em Tempos de Crise

Em tempos de crise, as empresas estão buscando cada vez mais fazer negócios e parcerias, não é verdade? O que você tem feito para gerar mais negócios? Atrair mais clientes, fornecedores ou parceiros?

A dificuldade em gerar negócios é comum para milhares de empresários. No entanto, ter acesso a quem toma decisões nas potenciais empresas clientes talvez seja um pouco complicado, e muito se ouve que a principal razão é que empresários gostam de conversar com empresários, e normalmente os grandes negócios são feitos diretamente por eles…

Depois da decisão tomada (compra, venda ou parceria) pelos próprios empresários, certamente o fluxo interno de compras é acionado e começa a jornada cliente/fornecedor.

Talvez você não saiba, mas diversas empresas e profissionais liberais têm utilizado as Rodadas de Negócios como forma de encontrar empresários e gerar mais negócios entre eles.

Você já participou de uma Rodada de Negócios?

Quanto tempo e dinheiro você acredita que as empresas gastam em propagandas e contato telefônico para captar grandes clientes que trazem pouco ou nenhum resultado?

Segundo o grande consultor de Marketing Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente antigo”. Muitas empresas realizam investimentos altos na captação de novos clientes, milhões em estrutura física e em propagandas, entretanto, pecam pelo fato de querer vender acima de tudo, e acabam esquecendo de que vale muito mais construir e manter um relacionamento de longo prazo com o cliente.

Apesar de empresas desacreditarem que é impossível ver o real custo de novos clientes, atualmente é possível utilizando o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Enfim, basta dividir a soma dos investimentos para conseguir um cliente pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Exemplo: Digamos que sua empresa tenha investido R$ 5.000,00 em Marketing e vendas e conquistou 10 clientes novos. Seu CAC é de R$ 500,00

Rodada de Negócios: Qual o ponto mais importante nesta dinâmica?

O ponto mais importante da Rodada de Negócios é justamente um encontro de empresas da sua cidade/região ou área de negócios que se beneficiam com determinados serviços ou produtos.

Certamente são milhares de exemplos que poderia citar para você, desde a empresa de contabilidade ou gráfica que pode divulgar seus serviços para os empresários da região, ao nutricionista que busca empresas que possuem interesse em alimentação saudável para seus funcionários.

Normalmente as empresas multinacionais já possuem uma carteira de fornecedores, e os produtos podem encarecer por questão da logística atual, mas quando elas encontram fornecedores próximos que atendem em um tempo menor, a troca de fornecedor acaba sendo justificável, e não apenas as empresas se beneficiam, mas a região em si.

No entanto, em muitos casos, a negociação costuma acontecer a partir de uma Rodada de Negócios.

O que é a rodada de negócios ?

A Rodada de Negócios é realizada através de encontros com até 7 pessoas em uma mesa, na qual os profissionais que representam as empresas trocam cartões e apresentam seus produtos ou serviços. Sempre haverá alguém contando o tempo para que todos tenham a mesma oportunidade de apresentação.

Após cada reunião, os profissionais são direcionados para as próximas mesas, porque assim se inicia o processo de apresentação com empresas novas.

É aconselhável que o organizador utilize um software próprio de Rodada de Negócios, pois entende-se que o mesmo já possua um algoritmo matemático de distribuição de mesas entre as empresas, assim, todos terão a oportunidade de se conhecer sem repetições de reunião.

Sendo assim, a Rodada de Negócios é um encontro de empresas com objetivos em comum: gerar negócios. Os negócios são iniciados através destas reuniões.

Então, qual segredo para uma rodada de negócios bem-sucedida?

O segredo de uma Rodada de Negócios bem-sucedida é principalmente a movimentação das pessoas pelas mesas e o controle do tempo de cada empresa.

Hoje o valor médio de cada participante da Rodada de Negócios em São Paulo está entre R$ 200,00 à R$ 500,00.

Alguns tipos de Rodada de Negócio e suas características:

Diferentes negócios são apresentados. Poderá ter mais de um participante por segmento.

Cada participante representa um segmento. Não poderá haver mais de um participante por segmento.

Um ou mais participantes representam um segmento dentro de um setor.

Exemplo: Setor de Festas, Construção Civil

Participantes apresentam seus produtos e serviços de acordo com o Tema pré-estabelecido.

Exemplo: Inovação, Empregabilidade

Acordos comerciais e representação de marcas entre países. Geralmente este evento ocorre dentro de um congresso ou feira.

Qual tempo de duração de cada Rodada?

Normalmente a duração das Rodadas de Negócios fica entre 4 a 8 horas, e Congressos e Feiras realizam Rodada de Negócios com 150 a 300 pessoas, e o valor médio de participação fica em torno de R$ 500,00 por empresa.

Geralmente as Rodadas de Negócios são realizadas em grupos de 50 a 100 empresas em diversos lugares, tais como:

  • Escolas de Empreendedorismo
  • Universidades
  •  Igrejas
  •  Buffets
  •  Restaurantes
  •  Associações
  •  Sindicatos
  •  Seminários
  •  Condomínios
  •  E Muitos Outros

Então, quanto custa o ingresso por empresa em São Paulo ?

Baseando-se em São Paulo, o valor médio do ingresso por empresa está em R$ 200,00, e o faturamento do organizador dependerá exclusivamente da quantidade de empresas participantes.

É maravilhoso, não é? Fazer parte de uma solução que gera resultados para as empresas… Como você se vê promovendo os encontros de empresas para geração de negócios, e consequentemente, faturando com isso? Todo este resultado, mesmo que você não tenha conhecimento dos negócios de cada empresa participante.

Um grande abraço e espero te ver ajudando empresas através das Rodadas de Negócios, e consequentemente, faturando muito bem!

PS: Esta solução pode trazer visibilidade para você porque gerará muita renda para os empresários da sua região.

Equipe de redação Rodada de Sucesso.

Rodada de Negócios

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