Muitos empresários ainda não conhecem a importância de uma associação. Você sabia que a Rodada de Negócios na Associação Comercial promove um grande diferencial aos associados?

Mas antes de abordarmos o assunto de hoje, vamos entender melhor o que é uma associação e seus benefícios.

Associação é uma organização sem fins lucrativos caracterizada pela união de pessoas físicas (CPF) ou jurídicas (CNPJ).
Existem associações com inúmeros objetivos e interesses, entre eles:

  • Filantrópico
  • Social
  • Cultural
  • Esportivo
  • Ambiental
  • Econômico
  • Político
  • Comercial
  • Empresarial
  • Classe específica de trabalhadores, etc.

Associação Comercial em sua cidade

As associações comerciais visam a defesa dos interesses da classe empresarial. Podemos destacar a preocupação com o empreendedorismo nos comércios locais, além de sua contribuição na expansão e economia da cidade.

Além disso, a associação oferece vantagens, confira:

  • Networking – A criação de uma rede de contatos entre empresas possibilita a troca de experiências. Empresas unidas possuem mais força e fazem a economia girar, não é mesmo?
  • Palestras e Cursos – Associação comercial oferece palestras e cursos que visam agregar conhecimento e capacitação aos seus associados.
  • Ofertas diferenciadas – Produtos e serviços possuem descontos e condições especiais para seus membros.
  • Reflexos no município – Várias associações promovem ações coletivas que certamente beneficiam os moradores da região. São diversas iniciativas sociais, desde arrecadação de alimentos para famílias carentes, divulgação de vagas de emprego, formação e desenvolvimento de mão-de-obra local, entre outras.

Já que você conheceu alguns dos benefícios e vantagens da associação, apresentaremos algumas associações que estão crescendo e fazendo a diferença através de suas estratégias.

Rodada de Negócios

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) é hoje a maior Associação Comercial do Norte e Nordeste com mais 1.600 associados. Atua desde 1920 com prestação de serviços nos mais variados segmentos, principalmente: comércio, serviços, indústria e profissionais liberais. Apoia a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana que ocorre há 16 anos e tem sido reconhecida em grande parte das regiões do Brasil.

Também é um ótimo exemplo a Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), que atua há mais de 75 anos. A ACIF tem como papel principal representar e congregar empresários do comércio, da indústria e prestadores de serviços, oferecendo produtos e serviços que buscam fortalecer e melhorar os níveis de atendimento desses setores.

Por exemplo, em 2021, a ACIF realizou o Encontro de Negócios Internacional, com apoio da Prefeitura de Franca, InvestSP e Sebrae-SP. O foco dessa rodada foi sobre calçados e reuniu 20 importadores oriundos do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Todos vieram para Franca e realizaram negócios com 30 fábricas locais de calçados.

Assim, a última referência de hoje é a ACIA Associação Comercial e Industrial de Americana. A ACIA atua há mais de 60 anos em prol do desenvolvimento da classe empresarial da cidade de Americana. Destaca-se nas áreas: comércio, indústria e prestação de serviços. Conta com mais 2.500 associados.

Em 2019, a ACIA realizou 15ª edição da Rodada de Negócios. Oitenta empresários se reuniram em uma dinâmica de networking. As vagas foram bem concorridas, porque o regulamento permitia até 5 empresas do mesmo segmento.

Conclusão

Você percebeu como as associações que apostam na Rodada de Negócios trazem um diferencial aos seus associados, ampliando o networking entre os empresários, possibilitando parcerias, fidelização e novos clientes?

Muitas associações que estão começando a oferecer rodada de negócios, optam por realizar internamente, ou seja, apenas para os seus associados. Com o passar do tempo, vão expandindo e abrem o convite para mais empresários nacionais e internacionais. Certamente, a rodada de negócios amplia a visibilidade da associação, proporcionando mais apoiadores para suas iniciativas e, consequentemente, mais sucesso.

Enfim, caso tenha interesse em organizar uma Rodada de Negócios baixe nosso e-book neste link. Prepare-se para oferecer profissionalmente rodada de negócios em seu portfólio.

Gostou desse artigo? Então, agora conte para nós como esta iniciativa tem dado certo nas associações que você conhece!

Leave a Reply

Your email address will not be published.