Por que é tão interessante uma Rodada de Negócios com foco no turismo? Podemos dizer que o turismo é o conjunto que engloba as viagens de pessoas para outras cidades ou países. Envolve também as atividades que elas realizam nos locais de destino e, consequentemente as despesas. Esta importante atividade econômica integra o setor terciário, sendo que até 2019 estava apresentando um crescimento significativo.

Turismo foi um dos setores da economia que sofreu grande impacto com a pandemia. Infelizmente tivemos notícias constantes de hotéis fechados, atrações turísticas canceladas e pacotes de viagens suspensos.

Com o avanço da vacinação, a demanda por viagens nacionais e internacionais voltou a crescer, mesmo com o real cada vez mais desvalorizado frente ao euro e dólar. E por conta dessa procura, os viajantes estão enfrentando um certo aumento de preços nesse setor.

Segundo o levantamento de Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, estamos enfrentando a “inflação no turismo”, ou seja, ao longo dos últimos 12 meses acumulou 16,75%.

Turismo – Planos futuros

Quem planejou uma viagem antes das 2 doses da vacina, hoje não consegue viajar com o mesmo valor planejado. “O valor que tínhamos separado para viajar após nossa segunda dose da vacina não é mais suficiente para a viagem que pretendíamos fazer a Portugal”, contou Ricardo Seroni, de Indaiatuba, interior de São Paulo, para o uol.

Mas o que a Rodada de Negócios tem relação com tudo isso? É o que vamos abordar agora.

Rodada de Negócios Turismo

Certamente, com o aumento de demanda nas viagens, cresce o número de empresários organizando rodada de negócios, para divulgar e promover os destinos turísticos.

A fundação de turismo do Mato Grosso, trouxe bons resultados em sua Rodada de Negócios. Por exemplo: evento foi realizado nos dias 14 e 17 de outubro de 2021, reunindo fornecedores nacionais e internacionais do segmento turístico e 300 agentes de viagens dos mercados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Ceará e Pernambuco.

O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, comentou: “Apresentamos Mato Grosso do Sul para operadores do Nordeste, que às vezes ficam sem contato e relacionamento de mercado com os destinos de outras regiões, principalmente do Centro-Oeste. Oportunidade muito grande que tivemos de fazer a promoção dos nossos destinos e criar relacionamentos com operadoras importantes dessa região que é uma grande emissiva de turistas para o país, não somente receptiva. O balanço foi muito positivo com a ação”.

Além disso, no evento foi realizada a capacitação voltada para os agentes de viagens, com o objetivo de agregar maior conhecimento para a venda de produtos aos diferentes públicos: casais, jovens, terceira idade, família e LGBT. Este evento também possibilitou networking com novos profissionais.

Rodada de Negócios no Litoral

Outro exemplo foi o evento EMPREENDA CARAGUATATUBA, ocorreu em 02 de dezembro até o dia 04. Durante os 3 dias de evento, mais de cinco mil pessoas puderam conhecer o que os 80 expositores tinham a oferecer.

Os expositores investiram na criatividade para chamar a atenção do público, oferecendo brindes variados, como: copos, canetas, ingressos de cinema, e produtos alimentícios como açaí, sorvete e cupcake.

Além disso, na sexta feira foi conduzido pelo Sebrae, uma Rodada de Negócios para mais de 40 empreendedores. Comenta o representante do Sebrae: “Tivemos atendimento no stand, participação do público nas palestras e, principalmente, o engajamento dos empresários na Rodada de Negócios. Para nós, isso já foi um sucesso”.

Sendo assim, estiveram presentes na rodada de negócios, empreendedores dos mais variados segmentos como serviços de saúde, vendas automotivas, imobiliárias, prestadores de serviços criativos como designers gráficos; empreendedores voltados a serviços de desenvolvimento pessoal e treinamentos, franqueadores, entre outros. Tendo como foco a Rodada de Negócios Mista.

Campanha Publicitária

Angra dos Reis e Ilha Grande também estão se destacando! Participaram da iniciativa “O Rio continua lindo. E Perto”. A campanha abrangeu quatro pilares: shoppings, encontro comercial (“O Rio é de vocês”), show temático e campanha publicitária, nos estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Os locais escolhidos para sediar a ação foram grandes shoppings, devido à ampla circulação de público.

O governo do Estado também promoveu Rodada de Negócios voltado ao turismo, com objetivo de intensificar o fluxo do turismo no Rio na alta temporada de 2022.

Ficou por dentro de algumas notícias do turismo?

Nesse artigo foram abordados organizadores de rodada de negócios, que se reuniram para criar forças na divulgação de novos destinos, além de fazer novas parcerias, e oportunidade de negócios entre empresas do ramo de turismo.

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

William Shakespeare

No entanto, se você atua na área de turismo e deseja inovar, torne-se um organizador de rodada de negócios. Quanto mais parceiros, maior o lucro e estabilidade financeira para divulgação das empresas.

Feche parcerias com hotéis, franquias de viagens e outras empresas turísticas. Certamente é importante ser criativo ao organizar rodadas e é uma boa oportunidade para um empreendedor de sucesso, não é mesmo?

Siga-nos nas redes sociais e aproveite as dicas em nosso blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published.