Como você lida com os clientes antigos? Você possui estratégias de fidelização de cliente? Atualmente os empreendedores estão focados em obter novos clientes, preocupados com a concorrência, pensando em maneiras de como atrair um público maior.

No entanto, esquecem que uma grande estratégia empresarial são os clientes antigos. Ou seja, se eles tiverem uma ótima experiência com sua empresa, podem se tornar excelentes parceiros de divulgação contando sua experiência para amigos e familiares.

Mas, o que é necessário para fidelização de cliente? Por que os clientes escolhem uma marca específica e são fiéis? Quais estratégias utilizar para manter o cliente interessado? Para entender os detalhes, então prossiga com a leitura.

A importância da fidelização de cliente

Quem tem uma empresa, sabe como é importante ter clientes para seu negócio ter sucesso. Mais clientes, mais faturamento e crescimento. Porém chamar a atenção de um cliente é desafiante. Envolve estratégias e um excelente marketing, principalmente quando é uma marca, ou um produto/serviço novo no mercado.

Uma estratégia para fidelizar clientes foi o que a Nubank fez no mês de novembro/2021 oferecendo ações aos funcionários e clientes como nova estratégia de fidelização, por exemplo.

Vejamos algumas ações simples mas que podem fazer toda diferença na fidelização de cliente:

Atendendo o cliente

Uma estratégia bem conhecida, é o atendimento! Seja por telefone, chat, redes sociais ou pessoalmente. Todo cliente merece um atendimento impecável. Há clientes que compram somente pela experiência de ter tido um ótimo atendimento.

Oferecendo promoções

O cliente tem que se sentir especial sempre, assim, uma das estratégias é oferecer em datas importantes, cupons de desconto ou até mesmo brindes para os clientes. Por isso, há estabelecimentos que oferecem um cartão de fidelidade para incentivar o retorno do cliente.

Resolvendo conflitos

A vida não é somente flores, não é mesmo? Muitas vezes o cliente adquire algo, e precisa realizar a troca. Nesse momento é muito importante prestar todo apoio e carisma ao cliente, a forma de tratamento tem que ser a mesma de quando ele adquiriu o produto.

Certamente, o cliente deseja se certificar que, qualquer resultado contrário do esperado, terá um atendimento excepcional e será compreendido pelos funcionários. Eles devem estar prontos para solucionar o problema. Esse exemplo vale para produtos ou serviços!

Conhecendo as preferências do cliente

Para fidelização de cliente, é importante entender, além da necessidade que ele possui, também analisar o que ele gosta, que ocasiões ele poderia utilizar seu produto/serviço, o que chama a atenção dele para comprar. Isso pode ser levantado através de pesquisas com seus clientes. Certamente, a utilização de um sistema de CRM (Customer Relationship Management) será importante para registrar todos os detalhes.

Cada cliente tem uma necessidade diferente, e descobrindo isso, você pode conseguir fechar negócios com mais facilidade. Então, é essencial que você conheça técnicas e se desenvolva, afinal, conhecimento nunca é demais!

Lidando com feedbacks

É extremamente importante estar aberto aos feedbacks dos clientes, afinal, o sucesso não é alcançado sozinho e sim uma via de mão dupla. Os clientes compram seu produto/serviço e, você empreendedor, pode receber críticas, elogios e até recomendações da sua marca. Por isso, a satisfação do cliente é sempre em primeiro lugar.

De acordo com o estudioso Kotler:

Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço.

Nessa citação, podemos entender que o cliente quer conhecer as vantagens na aquisição e a percepção de outros clientes. Por isso, é primordial melhorar continuamente e atuar fortemente no pós-venda para aumentar as chances de fidelização de cliente.

Inovando para fidelização de cliente

Você já pensou em realizar uma rodada de negócios para fidelizar seus clientes? Alguns colégios estão adotando esta estratégia ao reunir os pais em uma rodada de negócios. Assim, cada pai/responsável expõe seu trabalho ou representa a empresa em que trabalha. A mágica do networking acontece!

Os pais reconhecem que a rodada de negócios traz benefícios a curto e longo prazo, assim, os colégios encontraram uma ótima maneira para aumentar as chances de que os alunos permaneçam na instituição. Certamente, este diferencial também é explorado para captação de novos alunos, não é mesmo?

Desta forma, as associações comerciais também utilizam a estratégia de rodada de negócios como benefício para fidelizar seus associados. Confira neste link!

Agora nos conte, qual forma de fidelização de cliente você aplica?

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