Muitas empresas fecharam com o cenário de pandemia, porém muitas abriram e novos empreendedores começaram a fazer parte desse mundo. Por isso, o empreendedorismo nunca esteve tão em alta. Desta forma, muitos profissionais encararam o desemprego e, uma das opções foi empreender no mercado. Você conhece os desafios do empreendedor?

O QUE É SER EMPREENDEDOR?

Resumidamente um empreendedor é uma pessoa que imagina e realiza seus objetivos mesmo em meio às adversidades ou obstáculos, também:

  • Tem visão do futuro
  • É perspicaz
  • Tem atitude
  • É inovador
  • Tem coragem
  • Está sempre atualizado com as mudanças da economia do mercado

Ser um empreendedor não é tão simples! É sempre pensar em um ângulo 360 graus, visando o sucesso, estudando maneiras de como despertar interesse no cliente através do seu produto, serviço ou marca.

Além disso, um empreendedor é muito importante para sociedade, pelo fato de ser o responsável pelo crescimento econômico e social, contribuindo com novas oportunidades no mercado de trabalho no caminho da livre concorrência.

Além de gerar autonomia, tem a oportunidade de demostrar suas habilidades e competências, sendo um importante passo para melhorar sua vida financeira.

MAS QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR?

Um empreendedor tem que estar aberto às novidades, pois quanto maior o conhecimento em determinadas áreas, melhor. Desse modo, o empreendedor precisa ser criativo, tendo a capacidade de buscar soluções viáveis e melhores para resolução de problemas.

Um dos desafios do empreendedor é lidar com as pessoas, por isso, é essencial ter liderança, ser capaz de ter ótimos argumentos para convencer sua equipe e mobilizar energia de um grupo de forma que alcancem um objetivo específico.

O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.

Ronald Reagan

Certamente, um dos principais desafios do empreendedor é lidar com os custos e prazos, por isso, a capacidade de planejamento torna-se indispensável, ou seja, mapear e analisar recursos e condições existentes buscando estruturar uma visão de longo prazo, para alcançar os seus objetivos de maneira eficaz.

Resiliência mesmo em meio as dificuldades, ou seja, não desistir até porque, quem falha significa que está no caminho certo.

Persuasão para apresentar bem a sua ideia ou argumento de maneira convincente em que todos entendam e comprem sua ideia e a coloque em prática.

Outra característica muito importante é a habilidade de negociação. Realizar acordos com outras empresas, conforme os interesses entre as partes envolvidas. Utilizar bem as técnicas de negociação e persuasão é crucial para um empreendedor de sucesso.

NO ENTANTO, O EMPREENDEDOR DEVE TOMAR CUIDADOS ESPECIAIS:

  • Evitar fazer despesas demais
  • Comprometimento com financiamentos
  • Equilíbrio de fluxo de caixa

Esses cuidados são essenciais principalmente para aqueles que estão iniciando nessa área. Seja cauteloso e não se precipite, tenha calma e analise cada critério planejado para ser colocado em ação no momento oportuno.

CONHEÇA OUTROS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR:

  • Identificar e analisar oportunidades
  • Desenvolver um plano de negócios
  • Determinar e captar os recursos necessários
  • Gerenciar o negócio

É importante analisar riscos, oportunidades, habilidades e metas, além de ser necessário o marketing para divulgar sua marca, produto ou serviço. É essencial ter capital de giro, estruturar a empresa e pensar como entrar em novos mercados.

Sendo assim, ser um empreendedor de sucesso é necessário visão, planejamento, criatividade, resiliência, ser um ótimo negociador e saber perseverar. Seja inovador e, independentemente do obstáculo, não desista, pois os maiores empreendedores tiveram muitos obstáculos e, se tivessem desistido, não estariam aonde estão hoje em dia.

Caso você queira dar os primeiros passos no empreendedorismo, talvez como Microempreeendedor Individual, veja nosso artigo: Como abrir um MEI.

Porque um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo, começar…

Amyr Klink

Então, você já pensou em empreender como organizador de rodadas de negócios? Faz parte dos seus objetivos alavancar as vendas dos empreendedores de sua região, gerando conexões valiosas através de encontros de negócios? Conheça o Software que faz parte da Solução Rodada de Sucesso e surpreenda-se!

Leave a Reply

Your email address will not be published.