Com o mercado cada vez mais competitivo, principalmente na pandemia e com novos negócios em atuação, é importante se fortalecer com boas parcerias de negócio. A concorrência cada dia está maior, então é necessário estratégias para se destacar no mercado.

Que estratégias seriam essas? Nenhum empresário consegue um destaque sozinho, por isso, é interessante juntar dois propósitos e ideias e fazer algo novo no mercado. Assim como o tabuleiro de xadrez cada peça é importante para o famoso “xeque mate”.

Como fazer boas parcerias? Mas como escolher um parceiro de negócios? Como saber se temos o mesmo foco?  É o que iremos entender a seguir:

As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas.

Philip Kotler

Formar uma parceria não é tão simples. É necessário estudo e análise para saber se tem sentido e quais vantagens vão agregar para você e seu parceiro de negócio.

Além disso, temos que ter uma visão assertiva, talvez aquele seu concorrente pode ser seu parceiro de negócio, é claro que depende de um bom planejamento para oferecer uma proposta que favoreça ambas as partes. A parceria gera conhecimento, ideias e uma nova estrutura para lidar com seus clientes.

Conheça sua empresa

Antes de tudo, é extremamente necessário conhecer sua empresa e funcionários, sendo assim descobrir o que falta para continuar chamando a atenção do seu público. O que está escasso na sua empresa? Qual área precisa de um bom investimento? Respondendo essas perguntas procure alguém que te ajude na área específica e traga benefícios.

Também é importante analisar quais parcerias podem agregar de maneira que se complementem, por exemplo: Uma empresa especializada em cuidados com os cabelos, vai querer parcerias com maquiadores, designers de sobrancelhas, parceiros que completem seu trabalho e traga mais clientes por conta da paleta de opções que eles irão ter!

Elabore um plano de negócio

Tenha em mente qual vai ser a sua estratégia para entender melhor as necessidades de seus clientes e o que eles esperam da sua marca ou serviço. Trace um plano de negócio e quais ideais você deseja atingir, quem são seus concorrentes, em quais áreas na sua empresa precisa de inovação e otimização de processos.

Parcerias

Conhecendo sua empresa e traçando seu plano de negócio e suas necessidades, você já consegue desenhar qual seria os tipos de parcerias ideais para sua organização.

É possível ter parcerias de sucesso. “Um dos elementos-chave para o triunfo de qualquer negócio em sociedade é a boa amizade acima de tudo. Quando estão presentes a confiança, o respeito e amor, associado a perseverança, as chances de sucesso são enormes”, conclui Mauricéa, como mostra nessa reportagem: Dez parcerias que deram em bons negócios.

Invista em networking

A rodada de negócios possibilita aumentar o networking e até mesmo novas parcerias. A rodada de negócios é essencial para apresentar um produto ou serviço, expor suas ideias e o seu foco principal, de maneira assertiva e objetiva. Dessa forma, este encontro de negócios poderá despertar interesse em possíveis parceiros. Cabe a você analisar e formalizar tal parceria.

Comunicação entre Parcerias

Certamente, para ser uma parceria de sucesso, é necessário ouvir e saber fazer a divisão de tarefas e porcentagem de forma clara para as partes, tudo tem que ser esclarecido de maneira que ambas aceitem as condições dessa parceria.

Retorno obtido com parceiro de negócios

É importante, sempre se reunir para saber como estão sendo os resultados dessa parceria, como está sendo a divulgação ou teve um retorno melhor de clientes. Além disso, é importante avaliar o faturamento, indicadores, resultados planejados x realizados. Tudo deve ser analisado para entender se essa parceria deve continuar ou não.

E quais são os benefícios da parceria?

  • Otimização de tempo – Dividir tarefas de forma rápida e eficaz
  • Novas estratégias- Novas ideias sendo abordadas e colocadas em prática
  • Soma de eficácia – Cada parceiro tem algo para agregar
  • Maior alcance – A divulgação tem um alcance muito maior, afinal seus clientes também se tornam clientes de seu parceiro de negócio

Conclusão

Em resumo, podemos dizer que ter a parceria certa ampliará o conhecimento com novas ideias, mais clientes, divulgação eficaz, busca pelos mesmo ideais e objetivos, entre outros.
Além de separação de tarefas, o respeito mútuo é fundamental. Parceria é para trazer um lucro estipulável para ambos os envolvidos. Contribui para uma visão diferente, identificando na sua empresa o que está escasso, o que precisa inovar e como essa parceria vai agregar.

Enfim, qual é a sua opinião sobre este assunto? Comente conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published.