Análise SWOT antes de um encontro de negócios

Sabendo que cada vez mais as empresas estão aderindo aos eventos de rodadas, é fundamental realizar análise SWOT antes de um encontro de negócios.

É importante identificar as forças e fraquezas de seu negócio, e é claro, como aumentar o desempenho. Esta análise é um ponto de partida para um plano de ação.

Por isso, hoje, vamos falar sobre análise SWOT, caso você ainda não a conheça, a sigla significa STRENGTHS, WEAKNESSES, OPPORTUNITIES AND THREATS, traduzido para o português: FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Esse tipo de análise, identifica pontos a serem melhorados para que você consiga gerenciar seu negócio e seus projetos da melhor forma possível. Certamente este conhecimento poderá trazer resultados significativos durante o encontro de negócios.

Aplicando a SWOT

Essa análise foi criada para ser o mais simples possível.

Por exemplo: O ambiente interno, ou seja, a parte que você pode controlar de sua empresa, define suas forças e fraquezas.

Já o ambiente externo, define suas oportunidades e ameaças.

Agora vamos exemplificar basicamente os itens da análise:

  1. Forças

Essa é a parte onde se identifica os pontos que se destacam no ambiente interno, em comparação a concorrência. Um exemplo disso, é uma loja de doces em frente a uma escola, com certeza ela teria uma demanda considerável, não é mesmo?

  1. Fraquezas

Aqui se destaca os pontos que desfavorecem sua empresa em relação a concorrência. Talvez a loja de doces possua poucos atendentes e, consequentemente filas, o que causaria insatisfação dos clientes.

  1. Oportunidades

Aqui fica algum fator externo que favorece sua empresa. Como no exemplo da loja de doces, dias de excursão da escola, provavelmente terão um impacto positivo para seu negócio, pois os alunos podem comprar mais guloseimas para a viagem.

  1. Ameaças

Aqui ficam todos os fatores externos que ameaçam sua empresa. Em uma loja de doces em frente a uma escola, haveria uma possível ameaça de baixa demanda em época de férias escolar.

Resumindo, realizar análise SWOT antes de um encontro de negócios pode te ajudar a pontuar os principais pontos de melhoria e ressaltar os seus diferenciais a serem expostos durante o encontro de negócios. Além disso, no encontro de negócios você estará atento às tendências de mercado e ainda poderá encontrar uma boa parceria para alavancar seus negócios.

Quer mais dicas sobre encontro de negócios? Leia nosso artigo sobre Encontro de negócios: como organizar sua própria rodada de negócios.

Bons negócios!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será divulgado ou publicado.